top of page
DJI_0001 (9) (1).JPG
2022_Logo AgTech Valley Alta Qualidade_BRANCO.png
DJI_0001 (2) (1).JPG

O “Vale do Piracicaba” não tem dono, é um movimento orgânico e pertence a toda sociedade piracicabana, que tem historicamente a tecnologia, inovação e a agricultura nas suas origens, tornando-se uma comunidade empreendedora, marcada pela colaboração e não pela competição. 

A missão do movimento é reconhecer, fortalecer e criar uma identificação da sociedade com o seu ecossistema tecnológico, obtendo uma maior atenção do Brasil e do mundo para a região, resultando no desenvolvimento das empresas e das instituições de ensino que o compõem, com a instalação de novos empreendimentos identificados com a tecnologia para a agricultura no Vale, além do reconhecimento e do fortalecimento de uma cultura de colaboração para inovação.

O Vale do Piracicaba (AgTech Valley) nasceu do encontro de três pessoas - Mateus Mondin, Sergio Marcus Barbosa e José Augusto Tomé - que idealizaram uma Campanha para o reconhecimento  do Ecossistema Tecnológico de Piracicaba.

O lançamento da Campanha do Vale ocorreu previamente em  4 de abril durante reunião do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (CMCT) e publicamente em 5 de maio de 2016, na Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (ACIPI), quando os idealizadores, representantes da ESALQ, ESALQTec e CanaTec Coworking apresentaram a ideia à comunidade piracicabana na perspectiva de  divulgar o valor da região de Piracicaba e reconhecê-la como local de reunião de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias para a agricultura, proposta inspirada no ‘Vale do Silício’, na Califórnia, EUA.

Aerea.jpg

Lançada em 2016 a campanha “Vale do Piracicaba”, ou AgtechValley, tem o objetivo de reconhecer, fortalecer e criar uma identificação da sociedade com o nosso ecossistema tecnológico.

d4b8f078-2b65-430b-95ad-cdc3155752a6.jpg

“O Vale não é uma iniciativa apenas empresarial, ele pertence à sociedade. Queremos que haja envolvimento do cidadão comum nessa campanha, para criar a identidade de que somos o Vale do Silício do Agronegócio”

 

Entre os pilares do movimento estão:

  • Desenvolvimento das nossas empresas e instituições de ensino;

  • Vinda de novos empreendimentos identificados com a tecnologia para a agricultura;

  • Reconhecimento e fortalecimento de uma cultura de colaboração para inovação.

     

Desta forma, utilizando colaboração e criatividade, a economia local beneficia-se, bem como o setor imobiliário, de turismo de negócios, prestadores de serviços e fornecedores de produto e matéria-prima, consequentemente gerando renda e empregos.

   

Texto: Sérgio Barbosa e Ana Carolina Borges Pinheiro (2016)

AgTech Valley logo.png

Conecte-se com os impulsionadores desse movimento 

5640_AdesivagemInterna.png
04fb3a4a-3ddd-47cd-97c9-e4a921e433f8.jpg

Segundo o Radar AgTech Brasil 2021, Piracicaba é a segunda cidade do país com maior concentração de startups do Agro.  Reveja alguns momentos marcantes, personalidades e publicações importantes do ecossistema de inovação desde 2016.

Um Ecossistema de impacto global em constante evolução

Desde seu lançamento, o Vale do Piracicaba vem se consolidando de forma espontânea como um movimento orgânico, no qual as instituições públicas e privadas podem utilizar sua marca de domínio público como forma de identificação e reconhecimento, resultando em uma rede colaborativa de vanguarda para o empreendedorismo e a inovação na Agricultura. 

#AGTECHVALLEY
#VALEDOPIRACICABA

Nossa história

2005 - Criação do APLA - O Arranjo Produtivo Local do Álcool da Região de Piracicaba (APLA), surgiu em 2005, através da iniciativa do poder público em parceria com entidades e instituições públicas e privadas, visando fomentar a interação entre seus integrantes de forma organizada e estruturada, criando assim oportunidades para agregar valor ao longo da cadeia produtiva em âmbitos nacional e internacional.

2006 - Inauguração da Incubadora ESALQTec. Fundada em 2006, a entidade que é ligada a FEALQ, Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz possuía até 2013 aproximadamente 20 empresas. Com a abertura do ecossistema nacional de inovação e forte atuação no fortalecimento do movimento de inovação AgTech brasileiro e hoje com 15 anos de história, esse número atualmente se aproxima de 150 empresas. Se firmando assim como uma das principais incubadoras de base tecnológica do agro brasileiro.

2012 – Lançamento do Parque Tecnológico de Piracicaba “Emilio Bruno Germek”, com objetivo promover a cooperação entre centros de pesquisa, universidades e empresas, além de oferecer suporte para atividades empresariais do setor de Energia. Após a recente expansão de seu perímetro o Parque conta hoje com uma área total tem 2,27 milhões de m² que abriga o Núcleo do Parque Tecnológico, Gerenciado desde sua criação pelo APLA, Arranjo Produtivo Local do Álcool. No local estão ainda a FATEC (Faculdade de Tecnologia de São Paulo), o IFSP (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo), a Raízen e ainda várias outras empresas e os mais reconhecidos hubs de inovação do Agro do Brasil. O Núcleo do Parque Tecnológico possui ainda 19 empresas incubadas e estrutura com laboratórios, auditório, salas e espaço para eventos. O que faz de seu território o epicentro do movimento Agtech.

2013 - . Lançamento do CanaTec CoWorking – Concebido por José Tomé (Hoje AgTech Garage) o espaço foi o primeiro Coworking dedicado ao Agronegócio no País. Começou abrigando empresas da cadeia sucroenergética e rapidamente se tornou a casa das primeiras AgTechs de Piracicaba.

2016 - Lançamento do Movimento AgTech Valley – Vale do Piracicaba, movimento que consolidou o posicionamento global de Piracicaba-SP como o Vale do Silício da Agricultura Tropical. Atraindo um grande fluxo de novos negócios e stakeholders do Agro global para a cidade de Piracicaba. Neste momento o papel de protagonistas como a EsalqTec, o CanaTech Coworking, APLA, Parque Tecnológico, ACIPI e Prefeitura Municipal foram fundamentais para apoiar a estruturação do movimento.

2016 – CanaTech Coworking se transforma em AgTech Coworking, reafirmando seu pioneirismo como espaço colaborativo dedicado à inovação no Agronegócio. Em 2016 o coworking já possuía cerca de 25 empresas associadas e o movimento AgTech começava a tomar forma. O Local também foi palco do primeiro AgTech Day em 2016, quando Henrique Amorim destacou o caso da Fermentec.

2016 - Ainda no final daquele ano o AgTech Coworking evoluiria para se tornar o AgTech Garage e realizar o lançamento do 1º Censo das Startups Agtechs no Brasil, que identificou 75 Agtechs e já apontava um futuro promissor para Piracicaba no movimento nacional. 

2016 - Lançamento da Usina de Inovação. Um ambiente de negócios criado para impulsionar o movimento AgTech de Piracicaba a partir da ocupação do patrimônio histórico da antiga Usina Monte Alegre. Concebido para oferecer infraestrutura para atrair e fixar  empresas AgTechs em Piracicaba. Entre as Agtechs de destaque que migraram para Piracicaba e se instalaram na Usina figuraram nomes como SP Ventures (São Paulo), Horus Aeronaves (Florianópolis), Aegro (Porto Alegre) e Sintecsys (Jundiaí). Naquele momento a Usina de Inovação proposta por cumpriu um papel fundamental de defender a bandeira do AgTech Valley e estimular o fortalecimento do movimento local, suportando de modo colaborativo inúmeras iniciativas de apoio às startups e eventos que movimentaram o Vale com a aproximação de protagonistas de todo o mundo.

2017 - Plataforma Startagro e Usina de Inovação realizam Startagro Pira, o evento conduzido pelos jornalistas Luiz Fernando Sá e Clayton Melo deixou sua marca o Vale do Piracicaba, atraindo quase 500 pessoas pessoas e reunindo importantes atores do ecossistema brasileiro de inovação em agricultura digital.

 

2017 - SEBRAE Regional Piracicaba lança Programa Startup SP Agro Digital – Um Programa de apoio às startups em estágio de validação lançado pelo Governo do Estado de São Paulo que em Piracicaba dedicou-se a desenvolver apenas as AgTechs. Desde sua primeira edição até então o Programa teve papel fundamental na integração do ecossistema do AgTech Valley, já apoiou cerca de 40 startups proporcionando mentorias aos empreendedores, com excelentes casos de sucesso consolidados no mercado como a MVisia.

2017 – Lançamento do AgTech Garage no Cubo – O lançamento oficial do AgTech Garage foi realizado no Cubo Coworking em São Paulo durante o encontro "A Nova Era da Inovação no Agro". Juntos Marcelo Carvalho, CEO da AgriPoint, e José Tomé, do AgTech Coworking, tornaram-se cofundadores da Agtech Garage. Em seguida os empreendedores vivenciaram juntos uma importante imersão no Vale do Sílicio, o que proporcionou a eles visões fundamentais de como acelerar o movimento em Piracicaba.

2017 – Raízen anuncia o lançamento do Pulse, Hub de Inovação - Com a abertura do seu ambiente de inovação a Raízen iniciou seu relacionamento com as principais startups AgTech do país e as abrigou em Piracicaba. Uma iniciativa de peso para o ecossistema que acelerou as startups graças a sua oferta de infraestrutura e conexões com grandes players do Agro, além de claro proporcionar um acompanhamento e difusão das tecnologias das startups integradas na ocasião com apoio de SP Ventures e NXTP.

2017 - 1ª ESALQShow - Realizada pela ESALQ-USP, o fórum destacou as inovações tecnológicas do setor, aproximou startups de grandes empresas e apresentou as pesquisas desenvolvidas na Universidade em vitrine internacional voltada a incentivar a adoção e integração de tecnologias à favor da sustentabilidade no campo. Hoje a feira já esta rumo a sua 4ª edição prevista para outubro de 2022.

2018 - Lançamento do AvanceHub, Hub de inovação criado pela COPLACANA para investir em tecnologias e aproximar seus cooperados do movimento agtech facilitando a adoção de tecnologias de impacto. A essência do Avance é conectar as empresas com tecnologias disponíveis para que façam ligação direta com os nossos consumidores (cooperados).

Pelo hub é possível validar e disponibilizar comercialmente os produtos, serviços e soluções de diversos setores como: agronegócio, saúde, telecomunicações, mineração, financeiro, inclusive abrangendo as pequenas e médias empresas.

2019 - PECEGE lança WBGI. A We Believe in Great Ideas por definição não é uma builder, aceleradora ou uma incubadora, mas sim um ambiente que acredita e promove grandes ideias. Integrando empreendedores, investidores e parceiros estratégicos para desenvolver negócios disruptivos. Desde 2019 atua também como Gestora de Investimentos e já levantou mais de R$ 2 milhões para investir em empresas nascentes.

2019 – Criação do AnimalsHub, Hub criado pela startup @Tech, o AnimalsHub surgiu como o primeiro hub da américa latina dedicado a impulsionar exclusivamente a inovação na agropecuária e com foco nas cadeias de produção de proteína animal.

2019 – Expansão do AgTech Garage. Em Parceria com Agua Santa Desenvolvimento Imobiliário e grandes players do Agro, o Hub se instalou no Parque Tecnológico de Piracicaba, ocupando hoje uma área de 2,5 mil metros quadrados. Hoje o AgTech Garage figura como um dos principais Hubs de Inovação do Agro na América Latina e do Mundo. Reunindo inúmeras startups associadas e residentes, Innovation Partners, Ecossistem Partners e Programas de parcerias com Universidades. As startups podem ainda participar de editais do Programa Intensive Connections, onde o Hub conecta os empreendedores a grandes empresas do setor no Brasil e na América Latina.

2020 - Koppert Biological Systems anuncia a Criação do Gazebo, o primeiro hub especializado em tecnologias voltadas para o controle biológico do país. Criado com apoio inicial da Jacto. A parceria rendeu em 2020 também a criação do SPARCBio (São Paulo Advanced Research Center for Biological Control), centro de pesquisa e inovação voltadas para o manejo biológico, lançado no início deste ano pela Koppert Biological Systems, FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP), com investimentos conjuntos de R$ 20 milhões para o desenvolvimento conjunto de ferramentas e tecnologias que facilitem a adoção do manejo integrado de pragas e do controle biológico pelo agricultor brasileiro. 

Na mídia

Lançamento AgTech Valley 2016.jpg
agtech valley.jpg
MorettiDesign.png

Identidade 

A identidade do Vale do Piracicaba AgTech Valley foi criada em 2016 pelo designer Emílio Moretti, que acumula em seu currículo mais de cem projetos de identidade corporativa, com trabalhos no Brasil e no exterior. 

Nossa identidade, quando valorizada pelas instituições, promove nosso ecossistema de inovação e reforça a excelência dos produtos e serviços relacionados ao movimento AgTech.

Sua organização está inserida no Vale do Piracicaba - AgTech Valley?
 

Baixe aqui a identidade do AgTech Valley – Vale do Piracicaba para aplicar em seus materiais de comunicação:

 

  • Site

  • Uniformes

  • Materiais impressos

  • Boletins digitais – Newsletter

  • Vídeos institucionais e promocionais

  • Sinalização de frota

  • Sinalização de fachada

Integre-se ao movimento 

AgTech Valley.png

Conte sua história no Vale

Divulgue nossa marca e nossas #

#AGTECHVALLEY
#VALEDOPIRACICABA


Em 2023 vamos juntos celebrar os 7 anos do movimento e mostrar a força de nosso ecossistema
 

bottom of page