serra-do-itaqueri-cruzeiro-do-facao-sao-pedro.jpg

RMI
Rede Metropolitana de Inovação

 

O Hub Piracicaba apoia os municípios da Região Metropolitana de Piracicaba interessados em replicar o modelo de Plataforma Pública de Inovação em seus territórios  

Arte camiseta nagi - branca.png

HUB Piracicaba é modelo de plataforma pública de inovação para municípios da RMP

 

 

Referência em inovação e tecnologia, Piracicaba agora avança para fomentar esse desenvolvimento em todos os municípios que integram a Região Metropolitana de Piracicaba (RMP). Para isso a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), criou a Rede Metropolitana de Inovação, que visa apresentar o HUB Piracicaba, plataforma pública de inovação, e políticas públicas nessa área aos demais municípios da RMP. Capivari e Cordeirópolis foram os primeiros a oficializar, neste mês, interesse em implantar o modelo piracicabano nos respectivos municípios.

O HUB Piracicaba tem por objetivo desenvolver empreendedores e startups, conectando instituições de ensino e pesquisa, visando a inovação e tecnologia. Para conhecer a sua estrutura física e digital, representantes de Capivari e Cordeirópolis visitaram o HUB nas últimas semanas. A Semdettur enviou convites para todos os municípios da RMP integrarem a Rede Metropolitana de Inovação e tem mantido contato com aqueles que demonstraram interesse.

De acordo com Pedro Chamochumbi, agente de inovação da Semdettur e gestor do HUB Piracicaba, também foram apresentados a esses municípios o programa de fomento à inovação e capacitação para a área de tecnologia e as propostas de políticas públicas em andamento em Piracicaba para serem replicadas. Uma das propostas é fortalecer as Políticas Municipais de Fomento à Inovação, que propõem a criação de sistemas locais de inovação, de diretorias de inovação, de Fundos Municipais de Inovação e a instituição de ambientes de incentivo à inovação, como é o caso do HUB Piracicaba, entre outros.

“A iniciativa da Semdettur tem como objetivo disponibilizar todo o suporte para incentivar e apoiar o desenvolvimento de políticas locais de inovação, fortalecer as estruturas, programas de fomento e a maturidade dos ecossistemas de inovação nos municípios da nossa Região Metropolitana”, afirma Chamochumbi.

Representaram Cordeirópolis na visita ao HUB Piracicaba o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, José Antonio Giardini, e a vice-prefeita Fátima Celin. Os representantes de Capivari foram o prefeito Vitor Riccomini, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico José Murilo Castellani e o vereador José Eduardo de Campos Pacheco

WhatsApp Image 2022-03-15 at 12.44.28 (1).jpeg

Vereador José Eduardo de Campos Pacheco,  José Murilo Castellani - Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Vitor Riccomini, Prefeito de Capivari com Pedro Chamochumbi

dd77d183-0d0e-461f-9773-6fae0ad5da27-768x564.jpg

Vitória Canola e Pedro Chamochumbi do Hub Piracicaba com José Antonio Giardini, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, e Fátima Celin, Vice-Prefeita de Cordeirópolis

WhatsApp Image 2022-07-04 at 15.16.46.jpeg
WhatsApp Image 2022-07-19 at 14.53.53 (1).jpeg
WhatsApp Image 2022-07-19 at 14.53.53.jpeg
20220708_172304.jpg
WhatsApp Image 2022-07-19 at 14.53.52.jpeg
HUB CORDEIRO LOGO X.png

Os municípios interessados em aderir a Rede Metropolitana de Inovação devem manifestar seu interesse ao HUB Piracicaba para receber o suporte para a adequação do modelo à sua realidade, considerando seu ambiente de inovação, sua estrutura jurídica, suas verticais estratégicas e vocações para promoção da economia local.

Municípios integrados

Brasão_Capivari.jpg
Brasão_de_Armas_cordeiropolis.png
Rio_claro.png

Mapeamento do Ecossistema de inovação na
Região Metropolitana de Piracicaba 2022

Além da replicação do modelo do Hub Piracicaba uma das ações de integração previstas para 2022 será o Mapeamento integrado do ecossistema de inovação nos municípios que compõe a RMP.

 

Estudo que permitirá mapear as iniciativas de inovação e empreendedorismo, as comunidades e organizações que compõe o Ecossistema de Inovação na Região Metropolitana de Piracicaba - SP, na perspectiva de gerar indicadores que sejam capazes de mensurar o crescimento deste movimento em âmbito regional, orientar e subsidiar a criação e implantação de políticas públicas, acadêmicas e empresariais, visando a criação de um ambiente  cada vez mais maduro e favorável à inovação de base tecnológica e ao empreendedorismo de impacto em diferentes segmentos. O mapeamento do ambiente Piracicabano e Regional de inovação já pode ser respondido aqui pelos Municípios.

Arte Hub Piracicaba.gif