top of page
DALL·E 2023-12-10 09.39.17 - Image showing everyday urban scenes in Piracicaba with digita

PDTI
Plano Diretor de Tecnologia da Informação 

PMGTIC Política Municipal de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (2).png
Semdettur Paisagem_claro_edited.jpg

Sobre o PDTI

Atuando para desenvolver a primeira versão do_PDTI Piracicaba 2023, o HUB GovTech atua colaborativamente com Integrantes da Governança Digital e do Conselho Consultivo do PDTI – Plano Diretor de Tecnologia da Informação, integrados pela Prefeitura de Piracicaba por meio da SEMAD - Secretaria Municipal de Administração em 2023. 

 

Nesta primeira versão do Plano Diretor de Tecnologia da Informação do Município de Piracicaba, busca-se compreender as principais necessidades, deficiências e desafios na área de Tecnologia da Informação e Comunicação, abrangendo as demandas das secretarias municipais e órgãos da administração pública. O objetivo é orientar e planejar ações que melhorem a gestão de tecnologia da informação e comunicação, reduzindo riscos, aumentando a segurança digital e direcionando recursos para investimentos.

 

Além disso, busca-se apoiar a Prefeitura de Piracicaba em seu processo de  desenvolvimento e adequação às políticas de governança digital, de forma alinhada e integrada com legislações vigentes, o plano de governo e o orçamento em vigor.

Sendo portanto um importante passo o para o aprimoramento da gestão de tecnologia da informação e comunicação (TIC) na Prefeitura de Piracicaba.

Aqui estão alguns pontos principais e considerações sobre o documento em desenvolvimento:

  1. Estrutura e Conteúdo:

    • O documento está estruturado e cobre uma variedade de tópicos relevantes, desde a introdução até a governança TIC, passando por diretrizes estratégicas, objetivos e escopo​​.

  2. Alinhamento com Legislações e Diretrizes:

    • O PDTI está alinhado com importantes legislações como a Lei do Governo Digital, LGPD, e outras, garantindo conformidade legal e atualização com as melhores práticas​​.

  3. Enfoque na Gestão Pública Digital:

    • A estratégia de Gestão Pública Digital delineada tem como foco melhorar a eficiência operacional, aumentar a transparência, facilitar o acesso aos serviços públicos, entre outros benefícios​​.

  4. Visão Estratégica:

    • A visão estratégica do PDTI é tornar Piracicaba uma referência em gestão pública inovadora e centrada no cidadão, utilizando a tecnologia como catalisadora para a melhoria dos serviços públicos​​.

  5. Objetivos Estratégicos de TIC:

    • Os objetivos estratégicos abrangem modernização dos serviços públicos, transformação digital, governo aberto e participativo, segurança da informação, entre outros​​.

  6. Integração com o Conceito de Cidade Inteligente:

    • O PDTI é apresentado como um elemento chave para a transformação de Piracicaba em uma cidade inteligente, alinhando as ações e investimentos de TIC com os objetivos estratégicos da organização​​.

  7. Conformidade com a LGPD:

    • Há uma ênfase considerável na adequação à LGPD, com ações para mapear dados pessoais, identificar riscos e vulnerabilidades, e implementar controles adequados​​.

  8. Estrutura Organizacional para Execução do PDTI:

    • A estrutura organizacional inclui a criação de um Comitê de Governança Digital e um Comitê Consultivo do PDTI, garantindo um acompanhamento eficaz e participação dos diversos setores envolvidos​​.

  9. Governança TIC:

    • A governança TIC é descrita de forma detalhada, ressaltando a importância da coordenação eficaz e monitoramento constante para a implementação bem-sucedida do plano​​.

Esta primeira versão do PDTI (V1_PDTI Piracicaba 2023) oferecerá orientação estratégica na área de TIC para a desenvolver a administração pública municipal, servindo como um guia abrangente para a condução de ações para a transformação digital da gestão pública em Piracicaba, contribuindo para a formação de uma cultura digital de conformidade à ISO 27.000, a lei nº 14.129/2021, mais conhecida como Lei do Governo Digital e a Lei Federal nº 13.709, de 14 de agosto de 2018.

A participação e engajamento dos servidores municipais e da comunidade é fundamental para o sucesso dessa iniciativa, pois sabemos que apenas se agirmos juntos, poderemos impulsionar a inovação e a eficiência na administração pública, proporcionando serviços de alta qualidade aos cidadãos de Piracicaba.
 

bottom of page